A- A A+

Em apenas um dia, 3 mil migrantes são resgatados do Mar Mediterrâneo

Eles haviam deixado a África e seguiam a caminho da Europa; Organização Internacional para Migrações, OIM, explica que vários navios estiveram envolvidos nas operações de resgate.

Leda Letra, da ONU News em Nova Iorque. 

Quase 3 mil migrantes foram salvos em um único dia após tentarem cruzar o Mar Mediterrâneo. Eles haviam deixado o norte da África e seguiam a caminho da Europa.

Segundo a Organização Internacional para Migrações, OIM, vários navios ajudaram nas operações de resgate, realizadas na quinta-feira. A maioria dos resgatados seguiu para a Itália e outros 500 voltaram para a Líbia.

Sírios

O total de mortos ainda é desconhecido, mas a OIM confirma que seis corpos foram encontrados na costa marítima líbia.

Uma outra rota bastante usada por quem busca refúgio na Europa é o trajeto entre Turquia e Grécia. A agência afirma que entre janeiro e abril, mais de 5 mil migrantes cruzaram o Mar Egeu, que separa os dois países, sendo a maioria sírios e iraquianos.

Haitianos

Em Genebra, o porta-voz da OIM, Joel Millman, explicou que a Turquia continua sendo uma "válvula de escape" dos conflitos sírio e iraquiano, além dos corredores na região do Curdistão, o que faz bastante sentido.

Mas Millman explicou o que tem sido motivo de surpresa.

Segundo o porta-voz, cidadãos de outros países tentam acessar a Turquia para de lá, seguirem viagem até a Grécia, incluindo haitianos e dominicanos.

No mundo todo, a OIM, já registrou 1,9 mil mortes de migrantes no mar este ano, sendo que dois-terços das mortes ocorreram no Mediterrâneo.

Fonte: Rádio ONU

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Reato di clandestinità, il Senato vota l’abolizione

COMPARTILHE

Votazione senza storia, e nel contempo storica, al Senato: 182 sì, 16 no, 7 astenuti.

Leia mais...

ACNUR alerta sobre iminente crise de refugiados enquanto mulheres fogem da violência na América Central e no México

COMPARTILHE

 Mulheres na América Central e no México estão fugindo de seus países, em níveis crescentes, para escapar de um descontrolado e fatal aumento de violência por parte de gangues e outros grupos criminosos, alimentando uma crise iminente de refugiados nas Américas que exige uma ação urgente e coordenada de todos os países da região, alertou hoje a Agência da ONU para Refugiados.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook