A- A A+

Vítimas de tráfico de pessoas podem permanecer no Brasil

País deve conceder residência permanente às vítimas, com registro e expedição da carteira de identidade

Vítimas de tráfico de pessoas no Brasil ganharam direito de residência permanente no País. O Ministério da Justiça e Segurança Pública determinou, em portaria publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (10), que o País deve conceder não somente esse direito, mas também o registro e expedição da carteira de identidade.
 
Para ter o documento emitido, o estrangeiro deve comparecer pessoalmente ao Departamento de Polícia Federal e apresentar ofício ou parecer técnico do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Auditoria Fiscal do Trabalho sobre a ocorrência do crime e a necessidade de regularização migratória da vítima.

Além disso, o solicitante deve apresentar passaporte ou documento de viagem apto à identificação, declaração, sob as penas da lei, de que não responde a processo nem possui condenação penal no Brasil nem no exterior, duas fotos 3x4 com fundo branco e certidão consular em que conste os dados de identificação e filiação.

A portaria publicada pelo Ministério da Justiça determina que, caso a documentação apresentada esteja em conformidade com o exigido, o departamento efetuará o registro e confeccionará a carteira de identidade do estrangeiro.

O cidadão será notificado no prazo de trinta dias, a contar da data do protocolo de solicitação, sobre a necessidade de outros documentos a serem apresentados ou outras retificações, que devem ocorrer em até dez dias úteis.

Fonte: Portal Brasil, com informações do Diário Oficial da União

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Los inmigrantes aportaron 29.500 millones de euros al Reino Unido, según UCL

COMPARTILHE

Los inmigrantes que se instalaron en el Reino Unido desde el 2000 contribuyeron con 25.000 millones de libras (29.500 millones de euros) a las finanzas británicas en un periodo de diez años, señala hoy el University College London (UCL).

Leia mais...

‘Youth Exodus’ Reveals Lack of Opportunities

COMPARTILHE

 The small South Pacific island state of Samoa, located northeast of Fiji, attracts tourists with its beaches, natural beauty and relaxed pace of life, but similar to other small nations with constrained economies, it is experiencing an exodus of young people, who are unable to find jobs.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook