A- A A+

"Violação do direito de asilo": ONGs denunciam acordo migratório UE-Turquia

A Comissão Europeia responde às ameaças da Turquia, ao afirmar que não há alternativa ao acordo migratório assinado com Ancara para pôr fim à crise dos refugiados.

Mas, um ano após a entrada em vigor do entendimento, várias organizações não governamentais como a Oxfam, denunciam um “exemplo perigoso” em termos humanitários e de respeito pelo direito ao asilo.

Num relatório, apresentado hoje, as ONGs condenam a degradação das condições de vida nos campos gregos, onde se acumulam atualmente até 60 mil pessoas.

Entre os mais vulneráveis, encontram-se mulheres e crianças, com vários casos de abuso e de suicídio ou de problemas mentais.

Se o acordo permitiu reter a vaga de refugiados através da chamada rota dos balcãs, medidas como a deportação imediata para a Turquia continuam a infringir as regras de asilo, segundo as ONGs.

O relatório alerta os responsáveis europeus para que não tentem exportar a solução, num momento em que Berlim aspira a reeditar o acordo com países como o Egito ou a Tunísia.

A publicação do relatório ocorre um dia após a visita do Comissário Europeu para a migração à ilha grega de Lesbos.

Dimitris Avramopoulos defendeu a importância do acordo com a Turquia, apelando aos países da UE a respeitarem o compromisso de acolher 160 mil refugiados de Itália e Grécia.

Segundo a Organização Internacional para as Migrações, apenas 10 mil refugiados foram até agora deslocados da Grécia para outros estados membros da UE.

Fonte: EuroNews

COMPARTILHE
NOTÍCIAS

Stretta di Cameron su immigrazione illegale: oggi nuove misure

COMPARTILHE

Premier illustrerà piano per rigido controllo su flusso immigrati

Leia mais...

El 63% de los españoles no quiere límites a la asistencia sanitaria a inmigrantes

COMPARTILHE

Aunque el 71,6% de los encuestados cree que se debe establecer algún tipo de limitación, un 47,7% de ellos cree que no se debe restringir la asistencia de este colectivo a urgencias, una opción que en total apoyan el 63% de los ciudadanos que participaron en un sondeo del Consejo General de Enfermería.

Leia mais...
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook