Padre José Marchetti

marchettiPadre José Marchetti, co-fundador da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas, nasceu a 3 de outubro de 1869 em Lombrici de Camaiore, Itália. Após completar os estudos teológicos, Marchetti foi ordenado sacerdote em 1892. Logo se envolveu com o sofrimento dos emigrantes italianos – metade dos seus paroquianos partiram para o Brasil – assumindo o compromisso de acompanhá-los até o porto de Gênova.

Este primeiro contato com a realidade da migração somado a sua vocação missionária e ao encontro com João Batista Scalabrini transformaram Pe. Marchetti em um “missionário externo” da Congregação dos Missionários de São Carlos.

Assim surgiu o Orfanato Cristóvão Colombo, na cidade de São Paulo, fruto da fé e da coragem de quem doou sua vida em prol dos mais desfavorecidos.Onde quer que os emigrantes, os pobres e os enfermos estivessem, lá estava Pe. Marchetti para, com o conforto da fé, levar-lhes o vigor da esperança e o entusiasmo da vida. Desvelou-se para o bem material, humano, social e espiritual dos migrantes e outros marginalizados de seu tempo. Aos 27 anos, Pe. Marchetti adoeceu de tifo e veio a falecer em 14 de dezembro de 1896.

Sobre a vida do Padre Marchetti disse o fundador João Batista Scalabrini: «Viveu uma vida irrepreensível de filho de Deus entre os migrantes mais necessitados e foi mensageiro da Palavra. Sua vida não foi em vão: perdeu-a em sacrifício e serviço a Jesus Cristo identificado no migrante (cf. Fl 1, l1-17)».

A Causa de Canonização do Pe. José Marchetti está em andamento desde 1996, ano em que foi celebrado o centenário de sua morte.

COMPARTILHE

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook