A- A A+

CSEM em foco

NOTÍCIAS
RELATÓRIOS
EVENTOS
CSEM em foco

Chamada para artigos: REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em dezembro de 2017 será publicado o n. 51 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Migrantes e refugiados no Mediterrâneo”

Livro Migrações Internacionais

A Editora CSEM acaba de publicar mais um livro da Série Migracões: a obra Migrações Internacionais - Abordagens de Direitos Humanos", com a organização de Carmem Lussi.

REMHU 49: Migrantes no mercado de trabalho

Acaba de ser publicado o n. 49 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Migrantes no mercado de trabalho: precarização e discriminação". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Questionário sobre pastoral migratória

Estudo sobre práticas de pastorais em realidades locais no contexto eclesial brasileiro, a partir da experiência concreta de agentes pastorais

"O sucesso do CSEM é o sucesso de todos!"

Despedida e agradecimento à Ir. Melany Grace Illana por seu tempo de trabalho e dedicação no CSEM em Brasília. 

Perspectivas sobre a igreja italiana e migrações

A migração como desafio e como oportunidade foi uma das principais chaves de leitura da relação entre igreja italiana e migrações feita pelos participantes dos 5 seminários realizados pelo CSEM na última semana, em três dioceses italianas de Trento, Como e Messina, culminados nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, com um Seminário conclusivo, em Piacenza.

Ocorreu ontem o primeiro seminário em Trento

Foi realizado ontem, dia 21 de fevereiro, o primeiro seminário de restituição, aprofundamento e análise dos dados das atividades de campo no âmbito da pesquisa realizada pelo CSEM em parceria com a Fundação MIGRANTES e com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas na Itália sobre o impacto da migração internacional no contexto eclesial italiano.

CSEM REALIZA SEMINÁRIOS NA ITÁLIA

O CSEM está realizando uma pesquisa sobre o impacto das migrações internacionais na Igreja italiana, em parceria com a Fundação MIGRANTES e a Província Italiana das Irmãs Scalabrinianas.

Chamada para Artigos: REMHU 50 e REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Agosto de 2017 será publicado o n. 50 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Dilemas éticos das migrações”.

Os muros de Donald Trump, a globalização da indiferença e o dever ético da acolhida

O fenômeno das migrações e do refúgio, nos últimos dez anos, tem mobilizado e sensibilizado a Igreja e a sociedade, seja pelos benefícios culturais, laborais e intelectuais que estes imigrantes e refugiados trazem para os países de destino, seja pelos conflitos e pelas causas que provocam estes processos migratórios.

NOTÍCIAS

Sírios deslocados pelo conflito correm ainda mais riscos por falta de documentação

COMPARTILHE

 Seis anos de guerra deixaram milhares de sírios sem documentos válidos, dificultando-lhes a liberdade de circulação e o acesso a serviços básicos. 

Leia mais...

Necessidade dos refugiados vai além do suporte básico, diz nadadora síria em Davos

COMPARTILHE

Yusra Mardini, a refugiada síria que inspirou o mundo no ano passado durante os Jogos Olímpicos do Rio, fez um apelo aos líderes mundiais reunidos em Davos, na Suíça. Ela alertou que refugiados vulneráveis, assim como ela, têm necessidades que vão além do suporte básico.

“Com comida no estômago, nós podemos sobreviver. Mas somente se nos for dada comida para a alma iremos prosperar”, disse a nadadora de 18 anos, durante um evento paralelo ao Fórum Econômico Mundial.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook