A- A A+

Seminário "Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas"

O Seminário “Migração Internacional, Refúgio e Políticas” busca dialogar com distintos campos disciplinares, avançando no conhecimento teórico-metodológico, bem como debater, com atores governamentais e a sociedade civil, as políticas migratórias (e/ou a ausência delas) e as políticas sociais para os imigrantes no Brasil do século XXI.

O evento acontecerá no dia 12 de abril no Memorial da América Latina, São Paulo.

Chamada de Trabalho:

Os trabalhos podem ser submetidos no formato de resumo expandido (4 páginas) ou trabalho completo (de 12 a 20 páginas). Os eixos temáticos acompanham as respectivas mesas-redondas do Seminário; a saber:

  • Migrações Internacionais no Brasil Contemporâneo: cenários, tendências, características e especificidades
  • Migração Internacional   e    Políticas   Públicas:    trabalho,    justiça,   saúde, educação e assistência
  • Fronteiras e Migração
  • Refúgio, Políticas e Território

O formato da apresentação dos trabalhos selecionados será somente como PÔSTER. A sessão de pôster, com a seleção de 20 trabalhos, será realizada no horário do almoço e contará com cinco comentaristas que discutirão individualmente com os respectivos autores.

Prevê-se também que estes pôsteres sejam impressos pela organização do evento,  de modo a padronizá-los, com a finalidade de doação ao Memorial da América Latina para que fique exposto ao público em geral e por um tempo maior que a duração do evento. Haverá certificado de premiação para os três melhores pôsteres apresentados.

Os trabalhos aprovados no formato de trabalho completo participarão ainda de seleção ad hoc para publicação de alguns deles na Revista do Memorial da América Latina.

Os resumos expandidos (4 páginas) e os trabalhos completos (de 12 a 20 páginas) devem ser elaborados com letra Arial 12, espaçamento simples, margens 2,5cm para superior, inferior, esquerda e direita.

Para os resumos expandidos: na primeira página constar: título do trabalho, autor, instituição e endereço eletrônico. Indicar no rodapé: Trabalho submetido ao Seminário “Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas”, a ser realizado no dia 12  de abril de 2016 no Memorial da América Latina, São Paulo.

Da segunda página em diante devem constar: somente título do trabalho (não indicar autoria) e os itens: objetivo, discussão teórica e metodológica, resultados e referências bibliográficas.

Para os trabalhos completos: na primeira página constar: título do trabalho, autor, instituição e endereço eletrônico. Indicar no rodapé: Trabalho submetido ao Seminário “Migrações Internacionais, Refúgio e Políticas”, a ser realizado no dia 12  de abril de 2016 no Memorial da América Latina, São Paulo.

Da segunda página em diante constar: somente título do trabalho (não indicar autoria) e seguir com os tópicos do texto.

Haverá Anais online do evento, com a publicação dos resumos expandidos e os trabalhos completos aprovados.

Público Alvo: acadêmicos, gestores, Ministérios, comunidades imigrantes.

Não há taxa de inscrição. Os custos de viagens e alojamento não serão financiados pela organização do Seminário.

PRAZOS:

25 de janeiro de 2016 a 01 de março de 2016: envio de resumo expandido ou trabalho completo em arquivo em word para o seguinte endereço:

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

10 de março de 2016: resultado dos resumos expandidos e trabalhos aprovados.

21 de março de 2016: envio do formato em pôster dos resumos expandidos e trabalhos selecionados, a ser encaminhado em arquivo power point para a impressão do mesmo pela organização do evento. As dimensões recomendadas são de 90 cm de altura e 80 cm de largura, contendo: Objetivo, discussão teórica, metodologia, principais resultados, referências bibliográficas. O não envio do referido arquivo para impressão do pôster será considerado como desistência do participante e não constará da programação e dos Anais do evento.

A programação final do evento será divulgada a partir de 28 de março de 2016.

Programa de Seminário do Observatório das Migrações

NOTÍCIAS

Rede de lanchonetes britânica armava para deportar imigrantes ilegais

COMPARTILHE

A rede britânica de lanchonetes Byron é alvo de uma campanha de boicote, acusada de ter convocado falsas sessões de treinamento profissional para prender e deportar dezenas de trabalhadores ilegais de Brasil, Nepal, Egito e Albânia.

Leia mais...

CERCA DE 6.000 INMIGRANTES RESCATADOS EN EL TERCER ANIVERSARIO DEL 'DESASTRE DE LAMPEDUSA'

COMPARTILHE

 Tres años después del ‘desastre de Lampedusa’, el Mediterráneo sigue cobrándose vidas. Italia ha celebrado hoy, lunes, la primera Jornada Nacional en Memoria de las Víctimas de la Inmigración, para recordar el naufragio del 3 de octubre de 2013 en que murieron 366 inmigrantes, entre ellos muchos niños.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook