A- A A+

“Migrações Contemporâneas: desafios e implicações sociais”

O fenômeno da Mobilidade Humana vem cobrando cada vez mais visibilidade tanto no contexto internacional quanto nacional. Trata-se de um processo complexo que abarca as dimensões demográficas, políticas, sociais, econômicas, culturais e jurídicas. Assim, pode-se afirmar que no conceito “migrações” compreendem-se diferentes grupos sociais e implicações das mais diversas com repercussões na ordem social.

Com a finalidade de promover e fomentar o aprofundamento do conhecimento acerca do fenômeno da Mobilidade Humana o “Curso de Extensão Migrações Contemporâneas – desafios e implicações sociais” foi concretizado durante os meses de Abril e Maio de 2011.

O curso teve por objetivo fornecer instrumentos para iniciar os interessados no estudo e/ou pesquisa sobre as migrações; e, para os já familiarizados com a temática, o curso se apresentarou como um espaço de troca de experiências/conhecimentos entre estudantes e professores.

A realização do curso de extensão possibilitou o reforço das relações de parceria do CSEM com professores e pesquisadores vinculados a outras instituições, mas que atuam, também, como colaboradores do centro.

Fica da parte do CSEM um agradecimento especial a cada participante do curso, à Universidade Católica de Brasília, e às Instituições apoiadoras: IMDH, PAMIG, CCB, CIAS/IBRADES e Pastoral da Mobilidade Humana da CNBB.

NOTÍCIAS

México: Mulheres migrantes passam noites em claro para evitar agressões

COMPARTILHE

A delegação do Instituto Nacional de Migração (INM), no estado de São Luís Potosí, informa que de janeiro ao final de agosto desse ano, houve 226 apreensões de mulheres migrantes que regressaram aos seus países de origem.

Leia mais...

35% dos resgatados em ações de combate ao trabalho escravo são imigrantes

COMPARTILHE

 Durante o primeiro seminário do ciclo de Diálogos no Centro de Estudos Migratórios (CEM) de 2017, que aconteceu na última sexta (24) na Missão Paz, no centro da capital paulista, o auditor fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em São Paulo, Renato Bignami, apresentou dados relativos às ações de fiscalização e de combate ao trabalho escravo empreendidas pelo MTE no estado entre 2010 e 2016, relacionando-os com migração.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook