A- A A+

CSEM no evento “Cartagena +30”

O Governo do Brasil, por solicitação do ACNUR, aceitou ser o país anfitrião do evento ministerial “Cartagena +30” que ocorreu nos dias 2 e 3 de dezembro de 2014, em Brasília. O evento foi realizado no âmbito da comemoração do 30º Aniversário da Declaração de Cartagena sobre Refugiados de 1984.

“Cartagena +30” propiciou uma plataforma para que os governos, ACNUR, a sociedade civil e outros órgãos internacionais, reflitam sobre os progressos e desafios de proteção que o continente enfrenta atualmente, os vazios existentes no regime contemporâneo de proteção internacional e sobre como abordá-los de forma pragmática, flexível e inovadora.

No encerramento do evento foram aprovados a nova Declaração e o Plano de Ação do Brasil para os refugiados, deslocados e apátridas. Ambos os documentos constituem um marco inovador, pragmático e flexível de cooperação internacional e solidariedade para dar resposta aos objetivos de proteção mediante programas e soluções sustentáveis durante a próxima década nas Américas.

Nesse evento, o CSEM esteve representado por Elizabeth Ruano, quem também representa a instituição no Conselho de Acompanhamento da Sociedade Civil (CASC-Migrante). Para o CSEM, a participação em Cartagena +30 ratifica os objetivos institucionais em defesa dos direitos das pessoas em mobilidade.

Clique aqui para ler a Declaração do Brasil e o Plano de Ação do Brasil 

NOTÍCIAS

Mulheres migrantes são destaque do segundo dia do FSM 2018

COMPARTILHE

 O encontro trouxe à tona, nas falas de especialistas no assunto e das próprias migrantes, as condições de vulnerabilidade social que atingem esse público. Segundo dados de 2016 da Agência das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), as mulheres representam 49% da população que recorrem ao refúgio.

Leia mais...

Kenya: Authorities must keep promise to compensate victims of forced eviction

COMPARTILHE

 In a welcome U-turn, Kenya’s highway authority (KENHA) has admitted that it was wrong to forcibly evict more than one hundred people from an informal settlement and promised full redress to all those affected, said Amnesty International on the eve of World Habitat Day.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook