A- A A+

Sistema de Refúgio brasileiro

Sistema de Refúgio brasileiro: Desafios e perspectivas

Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE)

Nos últimos cinco anos, as solicitações de refúgio no Brasil cresceram 2.868%. Passaram de 966, em 2010, para 28.670, em 2015. Até 2010, haviam sido reconhecidos 3.904 refugiados. Em abril deste ano, o total chegou 8.863, o que representa aumento de 127% no acumulado de refugiados reconhecidos – incluindo reassentados. Estes dados constam do relatório divulgado pelo Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão ligado ao Ministério da Justiça. O relatório traz ainda as ações do governo federal para colaborar com o arrefecimento dos efeitos da maior crise humanitária vivida desde a 2ª Guerra Mundial. O relatório mostra que os sírios são a maior comunidade de refugiados reconhecidos no Brasil. Eles somam 2.298, seguidos dos angolanos (1.420), colombianos (1.100), congoleses (968) e palestinos (376). Ao todo são 79 nacionalidades.

Clique aqui para acessar o documento completo

 

NOTÍCIAS

Fluxo migratório do Paraguai para SP aumenta, diz estudo

COMPARTILHE

 Bolivianos, coreanos, haitianos e africanos são vistos hoje em São Paulo como as mais notórias populações de imigrantes que buscam espaço no mercado de trabalho, principalmente em setores de serviços e indústria têxtil no centro. Mas há um grupo, pouco conhecido, que vem se destacando entre aqueles que veem a cidade como oportunidade: os paraguaios.

Leia mais...

Governo regulamenta entrada do Brasil na OIM

COMPARTILHE

O governo federal publicou na edição de hoje (9) do Diário Oficial da União decreto que promulga a Resolução nº 1.105. O texto aprova a Constituição da Organização Internacional para as Migrações (OIM) e o ingresso do Brasil na organização.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook