A- A A+

CSEM em foco

NOTÍCIAS
RELATÓRIOS
EVENTOS
CSEM em foco

Chamada para artigos: REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em dezembro de 2017 será publicado o n. 51 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Migrantes e refugiados no Mediterrâneo”

Livro Migrações Internacionais

A Editora CSEM acaba de publicar mais um livro da Série Migracões: a obra Migrações Internacionais - Abordagens de Direitos Humanos", com a organização de Carmem Lussi.

REMHU 49: Migrantes no mercado de trabalho

Acaba de ser publicado o n. 49 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Migrantes no mercado de trabalho: precarização e discriminação". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Questionário sobre pastoral migratória

Estudo sobre práticas de pastorais em realidades locais no contexto eclesial brasileiro, a partir da experiência concreta de agentes pastorais

"O sucesso do CSEM é o sucesso de todos!"

Despedida e agradecimento à Ir. Melany Grace Illana por seu tempo de trabalho e dedicação no CSEM em Brasília. 

Perspectivas sobre a igreja italiana e migrações

A migração como desafio e como oportunidade foi uma das principais chaves de leitura da relação entre igreja italiana e migrações feita pelos participantes dos 5 seminários realizados pelo CSEM na última semana, em três dioceses italianas de Trento, Como e Messina, culminados nesta segunda-feira, dia 27 de fevereiro, com um Seminário conclusivo, em Piacenza.

Ocorreu ontem o primeiro seminário em Trento

Foi realizado ontem, dia 21 de fevereiro, o primeiro seminário de restituição, aprofundamento e análise dos dados das atividades de campo no âmbito da pesquisa realizada pelo CSEM em parceria com a Fundação MIGRANTES e com as Irmãs Missionárias Scalabrinianas na Itália sobre o impacto da migração internacional no contexto eclesial italiano.

CSEM REALIZA SEMINÁRIOS NA ITÁLIA

O CSEM está realizando uma pesquisa sobre o impacto das migrações internacionais na Igreja italiana, em parceria com a Fundação MIGRANTES e a Província Italiana das Irmãs Scalabrinianas.

Chamada para Artigos: REMHU 50 e REMHU 51

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Agosto de 2017 será publicado o n. 50 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Dilemas éticos das migrações”.

Os muros de Donald Trump, a globalização da indiferença e o dever ético da acolhida

O fenômeno das migrações e do refúgio, nos últimos dez anos, tem mobilizado e sensibilizado a Igreja e a sociedade, seja pelos benefícios culturais, laborais e intelectuais que estes imigrantes e refugiados trazem para os países de destino, seja pelos conflitos e pelas causas que provocam estes processos migratórios.

XII ENCONTRO NACIONAL DA REDE MIR

No período de 05 a 07 de dezembro de 2016 aconteceu o XII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados - RedeMir, em Brasília, com o tema  “Acolhida e Proteção de direitos dos Solicitantes de Refúgio, Refugiados, Migrantes e Apátridas".

REMHU 48: Mobilizações de migrantes e refugiados

Acaba de ser publicado o n. 48 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: "Movimentos sociais e mobilizações de migrantes e refugiados". Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

CSEM e MIGRANTES pesquisam sobre migrações na Itália

O dinamismo e a variedade que a mobilidade humana alcança nas diversas localidades ocasiona novos desafios . Em especial a Itália, uma das portas de entrada para a Europa , é um dos maiores receptores de migrantes do mundo, com 8,2% de imigrantes sobre o total da populaçao do paìs, acolheu 118.000 refugiados no ano de 2015, segundo dados do ACNUR.

REMHU: ampliação do corpo de pareceristas

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (Qualis A2), publicação quadrimestral do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM, de Brasília, lança uma chamada para ampliação do corpo de pareceristas. Podem se cadastrar os(as) professores(as) / pesquisadores(as) com a titulação mínima de doutor(a) ou doutorando(a).

REMHU 47: O protagonismo dos migrantes

Acaba de sair o n. 47 da REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana com um dossiê sobre o tema: O protagonismo dos migrantes. Todos os artigos estão disponíveis no site SciELO Brasil (www.scielo.br/remhu).

Chamada para Artigos REMHU 49

A REMHU, Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana (www.csem.org.br/remhu ou www.scielo.br/remhu), comunica que em Abril de 2017 será publicado o n. 49 da revista com um DOSSIÊ sobre o tema “Migrações, trabalho e direitos sociais”.

“O migrante não é um problema, mas sujeito dos processos históricos"

A expressão é da missionária scalabriniana e diretora do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), Irmã Marlene Elisabete Wildner que assessora o encontro regional das Scalabrinianas, em Jundiaí, SP.

Scalabrinianas se reúnem em torno do tema das migrações atuais para rever atuação missionária

Migrações Internacionais e refúgio: desafios recentes; Integração dos migrantes na comunidade de acolhida; Incidência e trabalho em rede em defesa dos Direitos Humanos; O migrante como lugar teológico da missão scalabriniana, serão temas de reflexão para as Irmãs Scalabrinianas que se reúnem nos próximos dias 29 de agosto a 03 de setembro em Jundiaí, São Paulo.

Participação do CSEM no VII FSMM 2016

No período de 07 a 10 de julho de 2016 aconteceu o VII Fórum Social Mundial das Migrações, na Faculdade Zumbi dos Palmares – São Paulo, com tema principal “Migrantes construindo alternativas frente à desordem e a crise global do capital".

Atividade do CSEM no VII FSMM 2016

Durante as atividades do VII Fórum Social Mundial das Migrações o CSEM irá ralizar o Seminário "Estratégias de defesa e protagonismo dos migrantes e suas famílias".

NOTÍCIAS

Morire sui tetti dei treni: volontari in campo per informare i migranti

COMPARTILHE

Rimanere folgorati mentre si è sdraiati sul tetto di un treno, mentre si cerca di attraversare la frontiera tra Italia e Svizzera. E’ già successo a un maliano e un camerunense. "È una trappola mortale. Ma la chiusura dei confini induce questi giovani a tentare ogni strada"

Leia mais...

Decreti Minniti-Orlando. "Risposta sbagliata, pronti a disobbedire"

COMPARTILHE

Due testi irricevibili che costituiscono la “risposta sbagliata a problemi che esistono e che il Governo non sa affrontare in modo corretto”. Riunite in assemblea all’università La Sapienza di Roma, le principali voci del mondo dell’associazionismo condannano senza appello i due decreti Minniti-Orlando su sicurezza e decoro urbano e su immigrazione

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook