A- A A+

Seminário Internacional em Brasília lança carta sobre a migração e refúgio

No período de 12 a 14 de junho de 2018 aconteceu em Brasília (DF) o Seminário Internacional de Migrações e Refúgio, com o tema: "Caminhos para a cultura do encontro", promovido pela Cáritas Brasileira, com a colaboração do Setor Pastoral da Mobilidade Humana (SMH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), do Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), do Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), do Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e da Missão Paz.

O objetivo do Seminário foi refletir sobre a realidade das pessoas em situação de mobilidade, na perspectiva global e local, para assim oportunizar a criação e fortalecimento de redes de organizações das Igrejas, denominações religiosas, sociedade civil e governo que atuam junto aos migrantes e refugiados de forma a mobilizar as forças existentes na direção que o papa Francisco afirma como ações necessárias na garantia dos direitos e da dignidade destas pessoas: acolher, proteger, promover e integrar.

No dia 12, durante as atividades do seminário, o CSEM realizou o lançamento do livro Migrações, refúgio e comunidade cristã: Reflexões pastorais para a formação de agentes, com a organização de Carmem Lussi e Roberto Marinucci e Coedição com a Editora Paulus, destacando que o livro contou com artigos de especialistas sobre teologia pastoral e mobilidade humana com reflexões sobre temas relacionados à vivência e ao serviço pastoral que desafiam agentes, lideranças eclesiais e migrantes/refugiados.

Lançamento livro Teologia

No dia 13 pela tarde, o CSEM coordenou a tenda do encontro sobre Intolerância que gera violência e xenofobia, com a participação de Roberto Marinucci, Pesquisador do CSEM e Melanie Montinard, da Associação Mawon. 

IMG 3737

O encerramento do evento no dia 14 resultou na Carta do Seminário Internacional de Migrações e Refúgio: Caminhos para a Cultura do Encontro e pode ser acessada clicando aqui.

 

NOTÍCIAS

Refugee changes pressure religious groups in Canada

COMPARTILHE

Even though he has only one leg, Qassim Abdulle helps any way he can when his family visits al-Salaam mosque in Burnaby once a month to pick up roughly 30 kilograms of food.

The 55-year-old Somalian refugee, who lives in east Burnaby with his wife and six children, had his leg amputated after a robber’s stray bullet shattered the bones during a 1995 attack near the Somalian border.

Leia mais...

Quanto vale l'immigrazione? L'8,8% del Pil

COMPARTILHE

Dal lavoro degli immigrati 123 miliardi di euro. I dati e le analisi di uno studio della Fondazione Leone Moressa in un incontro in programma giovedì 29 gennaio a Roma

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook