A- A A+

Seminário Internacional de Migrações e Refúgio

A Cáritas Brasileira promove, entre os dias 12 a 14 de junho de 2018, em Brasília (DF), o Seminário Internacional de Migrações e Refúgio, com o tema: “Caminhos para a cultura do encontro”.

Participam migrantes e refugiados que vivem no Brasil, representando cerca 50 países, o arcebispo de Manila, Filipinas, e presidente da Cáritas Internacional, cardeal Luis Antonio Tagle, agentes Cáritas, Igrejas Cristãs, denominações religiosas, agentes de pastoral, agências de cooperação e governos, no total de 200 pessoas.

O objetivo do Seminário é refletir sobre a realidade das pessoas migrantes e refugiadas, na perspectiva global e local, para assim oportunizar a criação e fortalecimento de redes de organizações das Igrejas, denominações religiosas, sociedade civil e governo que atuam junto aos migrantes a refugiados. O Seminário se propõe a mobilizar as forças existentes na direção do que o papa Francisco afirma como ações necessárias na garantia dos direitos e da dignidade das pessoas em situação de migração e refúgio: acolher, proteger, promover e integrar.

São parceiros na promoção do Seminário o Setor Pastoral da Mobilidade Humana (SMH) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados (SJMR), o Serviço Pastoral dos Migrantes (SPM), o Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM) e a Missão Paz.

A iniciativa integra as ações motivadas pela Campanha Mundial Compartilhe a Viagem, promovida pela Cáritas Internacional, em resposta ao expressivo aumento dos fluxos migratórios no mundo motivados por guerras, crise político-econômica, catástrofes ambientais, conflitos religiosos, além de tensões étnicas ou socioculturais.

“O Senhor confia ao amor materno da Igreja cada ser humano forçado a deixar a sua pátria à procura dum futuro melhor. Esta solicitude deve expressar-se, de maneira concreta, nas várias etapas da experiência migratória: desde a partida e a travessia até à chegada e ao regresso. Trata-se de uma grande responsabilidade que a Igreja deseja partilhar com todos os crentes e os homens e mulheres de boa vontade, que são chamados a dar resposta aos numerosos desafios colocados pelas migrações contemporâneas com generosidade, prontidão, sabedoria e clarividência, cada qual segundo as suas possibilidades”, papa Francisco.

Serviço: Coletiva de Imprensa

Quando: 12 de junho (terça-feira)

Horário: Às 11h

Quem:

  • Cardeal Luis Antonio Tagle, arcebispo de Manila, Filipinas, e presidente da Cáritas Internacional.
  • Dom Leonardo Steiner, bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • Dom João José da Costa, arcebispo da arquidiocese de Aracaju e presidente da Cáritas Brasileira.
  • Myria Tokmaji, formada em Comunicação Visual e Design Gráfico, refugiada da Síria no Brasil desde 2013.
  • Carmem Lussi, assessora do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM).

Onde: Centro Cultural de Brasília (CCB) – SGAN 601 – Módulo “B” Asa Norte – Brasília/DF.

Contatos: Jucelene Rocha (11) 98694-1616 / Osnilda Lima (61) 98366-1235

E-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Acesse aqui a Programação do Seminário Internacional de Migrações e Refúgio

seminário-Cártias-1024x1024

Fonte: Caritas

NOTÍCIAS

Nigeria: Human Trafficking - Immigration Intercepts Nine Victims

COMPARTILHE

 Nigerian Immigration Service (NIS), Jigawa State Command, yesterday intercepted nine people suspected to be victims of trafficking at Sharuwa Yarkirya village of Babura Local Government Area of the state.

Leia mais...

La sostenibilidad de la trata de personas y la inseguridad ciudadana

COMPARTILHE

 Los retos en seguridad ciudadana en el Perú son altos, los temas que abordar diversos, somos testigos de la evolución del delito asociado a la minería ilegal, lavado de activos, uso de nuevas tecnologías, tráfico ilícito de migrantes, y uno de los peores delitos por su impacto en la integridad de las personas y por la sostenibilidad en el tiempo de victimización, nos referimos a la trata de personas.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook