A- A A+

O CSEM apoia a Campanha da Cáritas sobre imigração e refúgio

O CSEM, Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, apoia a Campanha da Cáritas que será lançada na próxima quarta-feira, 27 de Setembro, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio.

Na próxima quarta-feira, 27 de setembro de 2017, às 15h, a Cáritas Brasileira lança, no alto do Corcovado, a campanha mundial “Compartilhe a Viagem”, dedicada à sensibilização e à informação sobre imigração e refúgio. O Cristo Redentor, que sempre recebe a todos de braços abertos, foi escolhido para ser o embaixador da campanha por ser um ícone do acolhimento. Assim, com duração de dois anos (2017-2019), o grande objetivo da campanha é promover a “cultura do encontro”, aumentando os espaços e as oportunidades para que os imigrantes e as comunidades locais se encontrem e tenham uma troca de experiências.

A mobilização mundial será alavancada pelo lançamento da campanha no Vaticano, que será feito pelo Papa Francisco, na manhã do mesmo dia, durante a tradicional audiência geral de quarta-feira, quando o pontífice vai acolher imigrantes e ouvir suas histórias de vida. 

 

Campanha Cáritas Compartilhe a viagem

Papa Francisco

“Os migrantes são nossos irmãos e irmãs em busca de uma vida melhor, longe da pobreza, da fome, da exploração e da injusta distribuição dos recursos do planeta, que devem ser compartilhados equitativamente por todos”.

O Papa Francisco dá o exemplo quando fala sobre migração com uma profunda humanidade. As suas palavras e ações mostram o caminho a seguir. Dando o exemplo, o Papa lavou os pés de doze refugiados – muçulmanos, hindus, cristãos coptas e católicos. “Somos todos filhos do mesmo Deus”, disse ele. As lágrimas escorriam pelas faces dos refugiados. Foram bem recebidos. O Papa Francisco esteve em Lampedusa no momento seguinte à morte de centenas de migrantes junto à costa. Levou esperança e consolo. Esteve também na Grécia, regressando com três famílias de refugiados sírios. Juntos, compartilharam refeições em sua casa. Também eles foram bem recebidos.

Na fronteira do México com os Estados Unidos, o Papa Francisco considerou a migração forçada como uma “tragédia humana”. Dirigiu-se a todos os que ajudam os migrantes, como sendo “o coração compreensivo e os pés acompanhantes da Igreja que abre os seus braços e os apoia”.

 

 Clique aqui para acessar o Press Release

 

 

Fonte: Cáritas Brasileira

NOTÍCIAS

Western Sahara: Women Held in Refugee Camps

COMPARTILHE

 United Nations Secretary-General Ban Ki-moon should urge the Polisario Front to intervene in favor of three Sahrawi women whose families are reportedly preventing them from leaving Polisario-run refugee camps for Spain, where they legally reside.

Leia mais...

Italia rescata a más de 5.600 inmigrantes en tres días

COMPARTILHE

 El último parte de guerra dice que han sido nueve los cadáveres de inmigrantes recuperados hoy lunes en el Canal de Sicilia, a los que hay que sumar los 500 desde principios de año, que unidos a las grandes cifras de rescatados de una muerte casi segura por la Guardia Costera o por la Marina italiana ––5.629 en los últimos tres días, 15.000 desde principios de año— pueden servir para reflejar la magnitud y el riesgo del éxodo diario, haga frío o calor, que tiene lugar entre las costas de África y Europa.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook