A- A A+

CSEM REALIZA SEMINÁRIOS NA ITÁLIA

O CSEM está realizando uma pesquisa sobre o impacto das migrações internacionais na Igreja italiana, em parceria com a Fundação MIGRANTES e a Província Italiana das Irmãs Scalabrinianas.

As atividades de campo foram concluídas em janeiro e ocorreram em três dioceses italianas de fronteira: Como, Trento e Messina, que é também cidade portuária onde acontecem os desembarques de embarcações com imigrantes. 115 pessoas foram entrevistadas até agora, dos quais 34 são imigrantes de 21 países diferentes.

A Pesquisa será publicada em um volume que também apresentará textos de análise e aprofundamento dos principais temas emersos, escritos por especialistas das diferentes áreas.

Os seminários

No mês de fevereiro serão realizados quatro seminários nas principais cidades onde foi realizada a pesquisa: Trento, Messina, Como e Morbegno, na diocese de Como. Em Piacenza, no dia 27, ocorrerá um seminário de síntese com a participação de cerca de 40 especialistas, incluindo agentes que atuam diretamente na área migratória.

Confira as datas dos seminários:

Dia 21 - Trento
Dia 22 - Morbegno - Cf. http://www.settimanalediocesidicomo.it/
Dia 23 - Como - Cf. http://www.settimanalediocesidicomo.it/
Dia 25 - Messina
Dia 27 Piacenza


O CSEM - Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios coordena, cofinancia e executa a pesquisa e os eventos. Dois pesquisadores do centro de estudos estarão presentes: Roberto Marinucci e Carmem Lussi.

NOTÍCIAS

Contrariando senso comum, pesquisa mostra que Ocidente não acolhe maioria dos refugiados

COMPARTILHE

 Pessoas entrevistadas em cinco continentes acreditam equivocadamente que países ocidentais ricos estão acolhendo a maioria dos refugiados no momento em que o mundo lida com a pior crise imigratória em décadas, mostrou uma pesquisa divulgada na quinta-feira (25).

Leia mais...

Portugal passa a ser o “segundo país” no acolhimento de refugiados, diz Governo

COMPARTILHE

 O ministro adjunto, Eduardo Cabrita, anunciou no parlamento que Portugal, com a chegada de refugiados prevista para esta semana, passará a ser “o segundo país” europeu no acolhimento de cidadãos recolocados, a partir de outros países europeus. 

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook