A- A A+

CSEM REALIZA SEMINÁRIOS NA ITÁLIA

O CSEM está realizando uma pesquisa sobre o impacto das migrações internacionais na Igreja italiana, em parceria com a Fundação MIGRANTES e a Província Italiana das Irmãs Scalabrinianas.

As atividades de campo foram concluídas em janeiro e ocorreram em três dioceses italianas de fronteira: Como, Trento e Messina, que é também cidade portuária onde acontecem os desembarques de embarcações com imigrantes. 115 pessoas foram entrevistadas até agora, dos quais 34 são imigrantes de 21 países diferentes.

A Pesquisa será publicada em um volume que também apresentará textos de análise e aprofundamento dos principais temas emersos, escritos por especialistas das diferentes áreas.

Os seminários

No mês de fevereiro serão realizados quatro seminários nas principais cidades onde foi realizada a pesquisa: Trento, Messina, Como e Morbegno, na diocese de Como. Em Piacenza, no dia 27, ocorrerá um seminário de síntese com a participação de cerca de 40 especialistas, incluindo agentes que atuam diretamente na área migratória.

Confira as datas dos seminários:

Dia 21 - Trento
Dia 22 - Morbegno - Cf. http://www.settimanalediocesidicomo.it/
Dia 23 - Como - Cf. http://www.settimanalediocesidicomo.it/
Dia 25 - Messina
Dia 27 Piacenza


O CSEM - Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios coordena, cofinancia e executa a pesquisa e os eventos. Dois pesquisadores do centro de estudos estarão presentes: Roberto Marinucci e Carmem Lussi.

NOTÍCIAS

Woman's immigration status puts dreams on hold

COMPARTILHE

Tijuana is just a word to Ruby Gaytan. Just a place like any other place she doesn't know, even though it's where her parents once lived and where she was born. San Diego, across the Mexican border, holds more meaning.

Leia mais...

Imigrantes em Portugal têm os níveis de escolarização mais baixos da OCDE

COMPARTILHE

Os estrangeiros a trabalhar em Portugal têm um baixo nível de educação e emigraram por estarem desempregados. Não são mais nem menos pobres do que os portugueses. Mais de metade falam a língua local, mas 17% sentem pertencer a um grupo discriminado.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook