A- A A+

XII ENCONTRO NACIONAL DA REDE MIR

No período de 05 a 07 de dezembro de 2016 aconteceu o XII Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados - RedeMir, em Brasília, com o tema  “Acolhida e Proteção de direitos dos Solicitantes de Refúgio, Refugiados, Migrantes e Apátridas". O Encontro foi promovido pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e pelo setor pastoral da Mobilidade Humana da CNBB, contando com o apoio de diversas instituições e a presença de mais de 80 participantes representando entidades de todo o Brasil. A diretora do CSEM, Irmã Marlene Wildner, o pesquisador Roberto Marinucci e a assistente editorial Luiza Giovanna estiveram presentes ao longo dos dias de evento. 

Os debates destacaram questões sobre os desafios de proteção dos direitos dos migrantes tendo em vista a atual conjuntura do Brasil e os avanços nas políticas públicas como forma de garantir segurança, dignidade no processo migratório e integração dos migrantes. Falou-se do governo e sua tarefa de trabalhar conjuntamente com a sociedade civil e fomentar as práticas de acolhida, com enfoque na hospitalidade, solidariedade e apoio para atender as reais necessidades da população em mobilidade. Contou-se também com depoimentos refugiados, destacando para as autoridades a importância da dimensão humana frente ao trabalho institucional.

Além disso, a notícia de que o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2516/15 que institui a nova Lei de Migração foi bastante celebrada e discutida por todos os participantes nos trabalhos em grupos.

 

11

Foto/CSEM

Encontro Rede MiR

 Foto/Reprodução IMDH

NOTÍCIAS

Imigrantes protestam em 160 cidades nos EUA por reforma

COMPARTILHE

Em Los Angeles, pelo menos mil pessoas se reuniram em um movimentado cruzamento no coração de Hollywood

Leia mais...

In Francia apre “Thot”, scuola di francese per richiedenti asilo e rifugiati

COMPARTILHE

Nel 2015 Judith Aquien ha messo in stand by il lavoro per aiutare i migranti arrivati a Parigi. È nata così la scuola che dà loro un diploma di francese. L’associazione è finanziata con il crowdfunding: a oggi sono stati raccolti più di 41 mila euro che permetteranno di far partire 2 classi con 20 studenti.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook