A- A A+

Atividade do CSEM no VII FSMM 2016

Durante as atividades do VII Fórum Social Mundial das Migrações o CSEM irá ralizar o Seminário "Estratégias de defesa e protagonismo dos migrantes e suas famílias", com o objetivo de apresentar e debater as estratégias de defesa e protagonismo que as Irmãs Scalabrinianas, MSCS se valem em seu serviço de atendimento e acolhida aos migrantes, refugiados e suas famílias nos diferentes contextos em que atuam.

A atividade será no dia 08/07, às 11h - sala 33, na Faculdade Zumbi dos Palmares.

Palestrantes convidados:

• Hélion Povoa Neto – Políticas de imigração e práticas de acolhimento na atualidade
Doutor em Geografia. Professor do Instituto de Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios (NIEM).

• Maria do Carmo Santos Gonçalves (a confirmar) – A experiência de superação das vulnerabilidades sociais pelos imigrantes no Rio Grande do Sul
Missionária Scalabriniana. Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Porto Alegre. Coordenadora do Centro de Atendimento ao Migrante (CAM) de Caxias do Sul/RS.

• Marlene Wildner – a experiência com migrantes e refugiados retornados na fronteira entre Angola e a RDC
Missionária Scalabriniana. Foi Diretora da Caritas de Angola e da JRS. Atualmente é diretora do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios – CSEM/Brasília.

•Rosita Milesi – "Os refugiados no Brasil: a experiência de ações em rede: avanços e lacunas"
Missionária Scalabriniana. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade de Comillas (Espanha), com especialização em migrações, refúgio. Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos – IMDH.

Clique AQUI para acessar a programação completa do FSMM 2016

programafinal fsmm

 

NOTÍCIAS

Refugiados que vivem no DF recebem bicicletas para facilitar mobilidade

COMPARTILHE

 Refugiados de vários países que vivem no Distrito Federal receberam hoje (10) 34 bicicletas para facilitar o deslocamento pelos espaços urbanos. As bicicletas são usadas e foram consertadas para a doação, feita pela organização não governamental (ONG) Rodas da Paz.

Leia mais...

Rússia reforça segurança em festa muçulmana após onda de xenofobia

COMPARTILHE

Cem mil muçulmanos residentes em Moscou celebram nesta terça-feira a festa religiosa do Sacrifício (Eid-al-Adha) sob forte esquema de segurança, em meio à onda de xenofobia que atinge a capital russa. Os fiéis se reuniram desde cedo nas principais mesquitas de Moscou e também rezaram em ruas que foram bloqueadas pela polícia.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook