A- A A+

Especialistas discutem migração e refúgio

Especialistas internacionais discutem em Brasília tendências globais da migração e refúgio

Por Roseli Lara

Organizações defendem práticas que contemplem garantia de direitos  

Durante três dias, em Brasília, especialistas de mais de oito países refletem as migrações internacionais contemporâneas e fluxo global de refugiados – o maior da história desde a Segunda Guerra Mundial – a partir de perspectivas de direitos humanos.

Para discutir a temática das migrações internacionais na atualidade, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e de direitos, favorecendo a interação e a troca de experiências e de saberes, especialistas como o pesquisador mexicano Jorge Durand, o italiano Fábio Baggio (SIMI), o angolano Paulo Inglês (Alemanha) e o colombiano Willian Mejía (OIT), estão entre os  mais de 100 palestrantes do Seminário Internacional Mobilidade Humana Hoje: Abordagem de Direitos Humanos, que ocorre na Universidade de Brasília (UnB) de 7 a 9 de junho.

No século da mobilidade humana que gera mais de 232 milhões de imigrantes internacionais, entre os quais, perto de 60 milhões de refugiados, o Seminário abordará temas como as migrações internacionais, direitos humanos, desafios e oportunidades, modalidades migratórias contemporâneas e estratégias de empoderamento nos processos migratórios.

Para impulsionar políticas de inserção apresentará também práticas exitosas sobre migrações, estratégias de articulação e incidência, políticas públicas e a prevenção das vulnerabilidades, avanços e incoerências na defesa da população migrante na América do Sul, as demandas de migrantes nas fronteiras, a ética das políticas migratórias, trabalho em rede pelos direitos dos refugiados, entre outros temas.

Organizado pelo Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), o evento terá abertura nesta terça-feira (7), às 18h30, no Auditório do Instituto de Relações Internacionais (IREL) da UnB, com apresentação de mesa redonda e lançamento da edição 46, comemorativa de 10 anos da Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana, (REMHU), publicação semestral do CSEM. 

Nos dias 8 e 9, as atividades ocorrem no Auditório da Faculdade de Direito da UnB, a partir das 09h, com plenárias, painéis, mesas temáticas e grupos de trabalho.  

Conheça programação http://csem.org.br/index.php/seminario-internacional-2016-programacao. O evento deverá reunir mais de 200 inscritos da América Latina, Europa e África.

O seminário conta como a coorganização do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de Brasília (IRel/UnB)  e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro ( PPGCS/UFRRJ). Conheça os apoiadores  http://csem.org.br/index.php/seminario-internacional-2016-sobre-o-seminario/apoiadores.

Serviço

Seminário Internacional Mobilidade Humana Hoje: Abordagem de Direitos Humanos

Data: 7/8/9 de junho de 2016

Local: Universidade de Brasília – UnB

Informações: Carmem Lussi (CSEM)/ (55-61) 8340-2326

                        Roseli Lara/JP Voluntária - (55-61)9662-3766                           

NOTÍCIAS

Migrant Women Confront and Resist Sexual Assault on Journey to the United States

COMPARTILHE

 To reach the United States, many Central American women migrants cross Mexico, where feminicide and the disappearance of women have reached alarmingly high levels. 

Leia mais...

È nata l'Agenzia europea della guardia costiera e di frontiera

COMPARTILHE

Una "super Frontex" per controllare i confini d'Europa e aiutare i Paesi in prima linea. Avramopoulos: "Èla risposta europea alle sfide della sicurezza e della migrazione"

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook