A- A A+

Migrações internacionais: A organização do CSEM e o Carisma Scalabriniano

No dia 18 de maio o CSEM apresentou o tema “Migrações Internacionais” por skype como parte do curso de formação Permanente das Irmãs Scalabrinianas em Chicago.

Confira abaixo trecho do relato publicado na comunicação:

Iniciamos o dia guiados pelas palavras de Deus através da Celebração Eucarística e Laudes. O tema “Migrações Internacionais”, apresentado por skype, pela equipe do CSEM Brasília- Brasil, teve início com Irmã Etra Modica que apresentou ao grupo a equipe: e do CSEM feita por Irmã Etra Modica: a diretora, Irmã Marlene Elisabete Wildner, as assessoras Sr. Melanie Illana, mscs e Tuila Botega. O Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios (CSEM), tem por missão promover, produzir e difundir conhecimento científico e interdisciplinar sobre migrações e deslocamentos forçados e os processos relacionados, numa perspectiva de respeito e promoção profética da dignidade humana no sentido de um mundo justo, onde ninguém é estrangeiro.

No processo de realização pessoal, vocacional e carismático da Irmã MSCS, os migrantes não são apenas os mais necessitados, mas o lugar onde ela encontra o sentido da sua consagração religiosa. O migrante se torna, assim, o lugar teológico para a missionária scalabriniana (Documento Final do cf. XIII Capítulo Geral), como lugar de oração, de encontro com Deus, com o Cristo sofredor na pessoa daqueles que mais sofrem; um lugar de compaixão, um lugar scalabriniano, onde é formada a identidade scalabriniana. O deslocamento dos povos em movimento tem mostrado as vulnerabilidades nas quais que se manifesta na violência, abusos sexuais, o risco de morte ou como sujeitos de exploração e corrupção. Eles são submetidos a invencibilidade e deportabilidade, uma nova forma de escravidão. Estas situações representam desafios para os MSCS que devem ser testemunhas destemidos para proteger os direitos dos migrantes em qualquer raça e cultura, em frente às políticas públicas para a migração. Isto dá sentido nas obras missionárias da MSCS de afrontar as necessidades emergentes dos migrantes e refugiados no mundo contemporâneo.

Motivado pela Missão CSEM, Irmã Etra Modica sugeriu ao grupo a produção de dois diferentes projetos, um para mulheres e crianças e um segundo para refugiados.

Clique aqui para acessar a comunicação completa

Formação Permanente Chicago

Fonte: Elizabeth Pedernal

 

NOTÍCIAS

ACNUR alerta que 2016 é o ano com mais mortes no Mediterrâneo proporcionalmente ao número de viagens realizadas

COMPARTILHE

 Restando dois meses para o fim do ano, o número de refugiados e migrantes que morreram na tentativa de realizar a travessia do Mediterrâneo atinge a maior marca de todos os tempos.

Leia mais...

Immigrazione, l'Ue lavora al lancio di Frontex Plus. Ma non sostituirà Mare Nostrum

COMPARTILHE

Domani l'incontro a Roma fra esperti della Commissione europea per avviare una missione rafforzata dell'operazione nel Mediterraneo. Il programma italiano definito "una sorta di linea informale di traghetti tra Libia e Italia". La proposta del Capo di Stato Maggiore della Marina: "Farla diventare missione multinazionale"

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook