Biblioteca 2018-07-30T09:36:26+00:00

BIBLIOTECA

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 4 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. A pesquisa ao acervo da biblioteca pode ser feita online e visa auxiliar a pesquisa bibliográfica sobre determinado assunto, autor ou palavra-chave, contando com o índice das revistas científicas sobre migrações que estão disponíveis na Biblioteca física do CSEM.

CONSULTA ONLINE

CONSULTA LOCAL

O acervo físico é disponibilizado somente para consulta na própria biblioteca.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Telefone:
 (61) 3327-0669
E-mail:  biblioteca@csem.org.br
Endereço:

SRTV/N Edifício Brasília Radio Center
Conj. P – Qd. 702 – Sobrelojas 01/02
70719-900 – Brasília – DF – Brasil

ORIENTAÇÕES

A pesquisa online às coleções realizadas pela plataforma PHL pode ser realizada por autor, título, assunto e palavra-chave. Nesse sentido, a busca pode ser expressa com um termo simples, um termo truncado, um termo composto, um elemento específico , ou através de uma expressão de busca utilizando os operadores lógicos (AND), (OR) e (NOT) ou seus símbolos equivalentes.

Para buscas no catálogo, além das opções citadas o formulário fornece a opção de selecionar o tipo da busca e caixas de seleção de filtros de busca que facilitam a pesquisa por parte de usuários que não estão habituados ao uso de expressões booleanas.

Termo simples

Basta transcrever a palavra que representa o assunto desejado.

Termo truncado

ECONO$

Utilizando o cifrão após a raiz de um termo, todos os registros que contenha qualquer palavra com a raiz fornecida serão recuperados. Na busca com a expressão acima, serão recuperados os registros que contenham as palavras: ECONOMIA; ECONOMIAS; ECONÔMICO; ECONÔMICOS; ECONOMICAMENTE

Termo composto

Os termos compostos são termos obtidos a partir de um vocabulário controlado pela biblioteca (tesauro) e agregados pelo bibliotecário para a representação do conteúdo temático dos documentos. As buscas por termos compostos são mais precisas.

POLíTICA SOCIAL * POLíTICA ECONÔMICA

Expressão de busca

A expressão de busca é composta de elementos lógicos para a formação do conjunto de interesse. A transcrição de uma expressão de busca segue as regras da álgebra booleana de operações com conjuntos. Veja abaixo alguns exemplos de expressões utilizando operadores booleanos:

  • (+) – “OU” lógico

HISTORIA + GEOGRAFIA

HISTORIA OR GEOGRAFIA

As expressões produzem o mesmo resultado, ou seja, buscam todos os registrosque contenham a palavra HISTóRIA ou que contenham a palavra GEOGRAFIA;

  • (*) – “E” lógico

HISTORIA * BRASIL

HISTORIA AND BRASIL

  • (^) – “E NãO” lógico

HISTORIA ^ BRASIL

HISTORIA NOT BRASIL

Os operadores booleanos podem ser combinados em uma mesma expressão: (história + geografia) * brasil