A- A A+

Espiritualidade Scalabriniana

2015

• Camminando con speranza - Ir. Terezinha Lúcia Santin, mscs

Il poeta spagnolo universale, Antonio Machado, ha detto in una poesia molto famosa: “Viandante, non c’è il sentiero, il sentiero si apre camminando”. In questo senso di mobilità fisica e mentale, i passi che abbiamo fatto fino ad ora, due mesi a Siracusa,sono stati costituiti da contatti con diverse realtà di migranti e dal dialogo con alcune autorità della chiesa e della società.Abbiamo riflettuto sulle sfide che percepiamo in questo cammino di missionarietà scalabriniana.

Clique aqui para ler a mensagem completo em Italiano 

2013

• Pensando a Migração - Reflexão para o dia do migrante - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

No imenso cenário das populações mundiais do mundo contemporâneo percebe-se um crescente movimento de idas e vindas, partidas, chegadas e retornos. Mais uma vez chegamos no Dia Internacional do Migrante com pouco para celebrar e, sim, muito a deplorar. Desde que a ONU proclamou o 18 de dezembro de cada ano como Dia Internacional do Migrante com o objetivo, mais ou menos explicito, que os governos reflitam sobre os direitos humanos, sobre liberdades fundamentais e promulguem políticas públicas dignas para aquelas pessoas, que por várias razões migram, não foram construídas pontes favoráveis à migração, mas, ao contrário, construíram-se muitos muros: uns de cimento, outros de arame farpado e muitos de papel. Isto é evidenciado, também, pelas muitas centenas de tumbas esquecidas nas fronteiras entre países pobres e ricos e os milhares de sepultados anônimos nas águas dos oceanos.

Clique aqui para ler a mensagem completa em Português 

2012

• Mensagem para a festa de Madre Assunta - Ir. Josie Desamours, mscs.

Deus, em sua infinita bondade escutou seu povo migrante: pobre, órfão, vulnerável, solitário, abandonado, doente... chamando e transformando Madre Assunta para ser a cuidadora do dom do carisma scalabriniano: "Torne-se migrante com os migrantes". Deus confiou-lhe a missão de proteger aquele presente em sua mente, em seu coração, para revelá-lo à humanidade, no momento justo e apropriado. Madre Assunta, a missionária por excelência, deixou a Itália sem saber para onde estava indo, mas sabia bem para que partia: ser mãe de órfãos, filhas/os vulneráveis de pais migrantes italianos em terras brasileiras. 

Clique aqui para ler a mensagem completa em Português - English - Español - Italiano

 

Viver o Ano da Fé com motivação Scalabriniana - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

Estamos vivendo o Ano da Fé, razão oportuna para aprender do Beato Scalabrini algo sobre esta virtude teologal. Scalabrini viveu intensamente a fé, deixou-nos edificante testemunho de vida e profundos ‘tratados sobre ela’. Diz-nos ele: “A fé nos aproxima de Deus e nos revela seus mistérios. Ela ilumina e sublima a nossa razão, enobrece nossos afetos, infunde em nossa alma o bálsamo das celestes consolações, nos dá a coragem, a força para sustentar as lutas da vida. Que seria o homem sem a fé? Sem ela, o homem nada conhece do sobrenatural, nada sabe sobre santidade, nada pode fazer de bom e de virtuoso, que mereça o prêmio eterno. [...] É a fé que nos faz ver todos os homens como irmãos. É a fé que, em todos os acontecimentos deste mundo, alegres ou tristes, nos faz ver a piedosa mão de Deus, que tudo dispõe para o nosso bem”.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português - EnglishEspañol - Italiano

 

Apostolado: uma das dimensões do carisma - Espaço para amar as irmãs e irmãos em migração - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

O carisma scalabriniano, dom do Espírito ao Bem-Aventurado Scalabrini, manifestou-se, em seu tempo, uma resposta às necessidades dos que emigravam. Esta obra perdura na história até nossos dias. O passado, portanto, contém, como que “a raiz da árvore scalabriniana”. Neste Ano Vocacional Congregacional, somos, também, chamadas a reler, com os olhos da fé, o fenômeno da migração, pois é o ‘lugar teológico’, isto é, o ‘lugar de salvação’ para a irmã mscs. 

Clique aqui para ler o artigo completo em Português

 

Para viver intensamente o ano da fé - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

Foi o Papa Bento XVI que proclamau o Ano da Fé. Ano que iniciou oficialmente no dia 11/10/2012, ocasião do 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II e dos 20 anos da publicação do Catecismo da Igreja Católica (CIC). O Ano da Fé terminará em 24/11/2013, solenidade de Cristo Rei do Universo. Este é em um tempo especial de graça e de empenho para uma sempre mais plena conversão a Deus, para reforçar a nossa fé n'Ele e para anunciá-Lo com alegria aos homens e mulheres do nosso tempo. 

Clique aqui para ler o artigo completo em Português

 

• Reflexão para o dia do migrante - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

Cientes das realidades antigas e tão novas constatadas há 100 anos pelo fundador, o Bem-aventurado Scalabrini, a própria ONU estabeleceu o dia 18 de dezembro como dia Mundial do Migrante. É celebrando esta data que, mais uma vez, nos sentimos convocadas a agir, seja pastoralmente, seja disseminando saberes sobre estes atores do drama da Mobilidade Humana. As estatísticas mais recentes falam de 215 milhões os migrantes e 25 milhões os refugiados. Realidade dramática e gritante para todos os ouvidos sensíveis ao grito dos humanos.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português - Español - Italiano
 

• Oração: Tempo especial para Deus

Nosso hoje é tempo de graça, tempo para relembrar que não fomos nós que escolhemos a Deus, mas foi ele que nos amou e chamou: “Não fostes vós que me escolhestes, fui eu que vos escolhi” (Jo 15,16), portanto, voltemos, sempre de novo, Àquele que nos amou primeiro (1Jo 4,10.19). E como, “ninguém triunfa pela própria força” (1Sm 2,9), iniciamos cada dia, retornando à fonte da vida e do amor e nos dispomos ao louvor: “Bendito seja o Senhor a cada dia! Ele cuida de nós. É nosso Deus e salvador!” (Sl 68,20). Nós irmãs mscs, que temos o privilégio garantido pelo Direito Próprio de ter um tempo/espaço para bendizer cada dia o Senhor, especialmente através da celebração Eucarística, da Liturgia das Horas, da meditação da Palavra – Lectio Divina – façamos juz disto.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português

 

Mensagem para o dia de Scalabrini - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs

Faz parte de nossa tradição que por ocasião das festas de Scalabrini, como a de 1º de junho, voltemos a reler ato Fundador. Sempre de novo nos damos conta que estamos diante de um daqueles homens que marcou profundamente a Igreja e a sociedade do final do século XIX. Mas não só! Scalabrini ainda hoje nos fala pelo rastro de luz que deixou na história de sua diocese, da Itália e do mundo. Uma gama de obras de amor em gestos e inúmeros escritos perpassam os tempos.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português - InglêsEspañol - Italiano

 

• Aprofundamento da “Traditio Scalabriniana”: o Pai que acolhe; o Filho itinerante; o Espírito Santo, agente de comunhão - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

A vocação, se entendida como resposta ao amor pessoal de Deus que chama, supõe também amor que responda àquele que tomou a iniciativa do chamado. Quando a resposta for movida pela convicção de ser chamada porque amada por Deus, a pessoa vive um kairós sagrado. Ela se reconhece capaz de amar e, tomando consciência do ato pessoal de eleição por parte de Deus, percebe-se como enviada a colaborar na sua messe. Vive assim o seu “eis-me aqui”. A partir desta constatação, todo o tempo que lhe é dado viver nesta terra santa, “onde caminha o Verbo de Deus”, é espaço e tempo sagrados. É, porém, fundamental reconhecer o amor pessoal e indizível de Deus, a fim de que a vida seja um processo permanente de resposta ao Amor, amando as irmãs e irmãos de caminhada. Por este motivo, o Ano Vocacional Congregacional não termina, mas é um convite a continuar inovando nossa resposta Àquele que nos ama e por isto continua nos chamando e enviando.

Clique aqui para ler o texto em Português

 

• A Espiritualidade de quem caminha - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

Precisamos entender a espiritualidade como uma busca de relação com Deus para deixar que Ele molde nossa vida de acordo com as exigências do Espírito, do Evangelho de Jesus Cristo.  A espiritualidade - andar segundo o espírito de Deus - não deve ser vista como uma lei pesada que foi posta sobre nossos ombros, mas uma resposta ao amor de Deus: “Meu jugo é suave e meu fardo é leve” (Mt 11,30), como disse o nosso amigo Jesus. Sim, pois supõe que saibamos e/ou descubramos cada dia mais a beleza do amor de Deus. Ele nos amou com amor infinito, até o extremo (cf. Jo 13,1). Ele nos ama incondicionalmente, e por isso, quer relacionar-se conosco, deseja, podemos dizer que nós nos relacionemos com Ele na oração e na ação de cada dia.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português

 

• A prudência norteou a vida de Madre Assunta - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs.

Para viver a virtude da prudência a pessoa precisa de vigilância, pois a precipitação, a inconstância e a negligência podem impedir a realização das decisões tomadas sob a guia da prudência. Assim agiu a mulher forte que Deus colocou como “guardiã do carisma scalabriniano em sua dimensão feminina”, quando teve que fazer de novo o noviciado, quando precisou mudar o hábito e outras coisas mais.
As dificuldades da caminhada que a Venerável Madre Assunta encontrou em sua vida que todas conhecemos foram tantas, mas não fizeram titubear ‘esta virgem prudente’ que guiada pela luz do Espírito “caminhou com prudência e não como insensata” até o fim de sua peregrinação terrena.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português 

 

Conhecendo e construindo saberes para melhor servir - Caderno de Formação para Agentes de Pastoral dos Migrantes - Ir. Ana Paula Ferreira Rocha, mscs; Ir. Leocádia Mezzomo, mscs; Ir. Orila Maria Travessini, mscs; Ir. Zenaide Ziliotto, mscs - Coordenadora

Esta publicação visa colaborar na formação de agentes de pastoral, que num espírito de doação e de fé assumem a missão da evangelização, na pastoral específica e desafiadora que é, a Pastoral dos Migrantes. O material apresenta, uma breve contextualização sobre a realidade migratória e oferece conteúdo bíblico para fortalecer a caminhada na linha da espiritualidade e, ainda, dá elementos fundamentais e metodológicos que ajudam e encorajam a caminhada no serviço aos irmãos e irmãs migrantes e refugiados.

Clique aqui para ler o Caderno de Formação em Português

 

Comunhão na Diversidade: Nova Criação do Espírito - Ir Leocádia Mezzomo, mscs                                                             

O mundo é uma grande aldeia, afirmam alguns. Mas é também plural, multiforme, esfacelado de mil modos, marcado por profundos abismos sócio-econômicos que dividem, excluem, segregam e marginalizam milhões de seres humanos. Nele nos deparamos com as mais diversas formas de violência novas e antigas. Estas não se explicam somente por tais assimetrias, sem dúvida, mas são, certamente, o terreno onde medram e  proliferam muitas delas.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português 

2011

• Oração: Tempo especial para Deus - Ir. Leocádia Mezzomo, mscs

É necessário desejar e fazer o possível para retalhar tempos do nosso dia para estar ‘tu a tu com o ‘esposo celeste’, como dizia Madre Assunta, para que Ele seja sempre mais o centro de nossos pensamentos, de nossos afetos, de nosso fazer, é responsabilidade pessoal e também comunitária/institucional. É uma forma especial de “reavivar o dom espiritual que Deus depositou em nós” (cf. 2Tm 1,6),  até que, como disse Scalabrini: “A maneira de conversar seja a de Jesus [...], o olhar, o de Jesus, a mansidão, a de Jesus; Jesus seja o espelho, Jesus, o modelo, Jesus, o selo”.

Clique aqui para ler o artigo completo em Português 

 

Pe. José Marchetti
Pe. José Marchetti: missionário do Amor – Ir. Tânia Benedita Gomes Monteiro, mscs - portuguêsespañol - italianoenglish

João Batista Scalabrini
Scalabrini: um coração missionário por vocação! – Ir. Renilda Teixeira Pereira, mscs - portuguêsespañol - italianoenglish

Madre Assunta Marchetti
• Uma reflexão sobre Madre Assunta - Ir. Zelide Ceccagno, mscs – portuguêsespañolitalianoenglish

Fundação da Congregação

Celebrar e reavivar o Dom - Ir. Malgarida Cericatto, mscs – portuguêsespañol - italianoenglish

ANTES DE 2011

JOÃO BATISTA SCALABRINI

• Scalabrini, pai dos migrantes - Ir. Joanna Gasparin, mscs- 2010 - portuguêsespañol - italianoenglish

• Scalabrini: homem de Deus e Homem de ação - Ir. Clecy Maria Baccin, mscs - 2009 – português - espanholitaliano

• Scalabrini e os tempos de hoje - Ir. Leticia Gutierrez Valderama, mscs – 2008 - PortuguêsItaliano - Espanhol - Inglês

• Festejar 1º de junho com gratidão e confiança no caminho - Ir. Reinalda Maria Strapazzon, mscs - 2007 – portuguêsespanholitaliano inglês

• João Batista Scalabrini, profeta e testemunha - Ir. Maria Clotilde di Noia, mscs – 2006 – portuguêsespanholitalianoinglês

• João Batista Scalabrini, a voz de um tempo – Ir. Marileda Baggio – 2005 – portuguêsespanholitalianoinglês

• João Batista Scalabrini: a coragem da profecia e a profecia da coragem – Centro Scalabriniano de Estudios Migratorios – CSEM – 2004 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• O arco-íris da paz: reflexão sobre o Beato J.B. Scalabrini - Ir. Maurilia Silva - junho/2003 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Scalabrini, homem de paz e de reconciliação – Centro Scalabriniano de Estudios Migratorios – CSEM – 2002 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Scalabrini, homem sensível e contemplativo – Centro Scalabriniano de Estudios Migratorios – CSEM – 2001 – portuguêsespanholinglêsitaliano

FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO

• Celebrando o aniversário de fundação da Congregação e o patrono são Carlos Borromeo - Ir. Zélia C. Ornaghi, mscs – 2010 –  portuguêsespañol - italianoenglish

• Discipulas e missionarias entre pessoas e povos migrantes – Ir. Elizangela Chaves Dias, mscs – 2008 - PortuguêsItaliano - Espanhol - Inglês

• Celebramos o dia 25 de outubro e o dia 4 de novembro em ação de graça ao Pai da Vida – Ir. Benedetta Salerno, mscs – 2007 – portuguêsespanholitalianoinglês

• Celebrar um carisma a partir da alteridade – Ir. Rosa Maria Martins Silva, mscs - 2006 – portuguêsespanholitalianoinglês

• Celebração dos 110 anos de fundação da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo – Scalabrinianas: um convite a fazer memória e ser profecia - Ir. Analita Candaten, mscs – 2005 – portuguêsespanholitalianoinglês

• Aniversário da fundação das Irmãs MSCS e festa de São Carlos – Ir. Myrna Tordillo , mscs – 2004 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Tenha orgulho do seu nome! – Ir.Lice Maria Signor, mscs – 2003 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Um carisma sempre atual! – Equipe do CSEM – 2002 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• 25 de outubro – memorial de um projeto de vida – Equipe do CSEM – 2001 – portuguêsespanholinglêsitaliano

MADRE ASSUNTA MARCHETTI

• Madre Assunta Marchetti – Ir. Maria de Ramos Guimarães, mscs - 2010 - portuguêsespañolitalianoenglish

• Madre Assunta: o sim que marcou a história – Ir. Inês Menin, Santina Lorenzon e Ir. Marina Ghilardi, mscs - 2009 – português - espanhol - italiano - inglês  

• Madre Assunta Marchetti -Dois Jubileus importantes – Ir. M. Cecilia Veranda, mscs - 2008 - PortuguêsItalianoEspanhol - Inglês

• Madre Assunta Marchetti: a missionária de ontem e hoje – Ir. Gema Lisot, mscs – 2007 – portuguêsespanhol - italiano - inglês

• Madre Assunta: exemplo de humildade e santidade – Ir. Maria Del Rosario Galvan Romero, LMS de Tijuana B. C. – México – 2006 – portuguêsespañolitalianoinglês

• Madre Assunta: uma missionária que se deixou plasmar por Deus – Ir. Laura Bondi, mscs – 2005 – portuguêsespañolitalianoinglês

• Madre Assunta: exemplo de confiança em Deus – Ir. Zélia C. Ornaghi, mscs – 2003 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Madre Assunta Marchetti: uma vida dedicada ao serviço missionário dos órfãos e dos pobres migrantes – Equipe do CSEM – 2002 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Madre Assunta: ternura e cuidado com o humano – Equipe do CSEM – 2001 – portuguêsespanholinglêsitaliano

PADRE JOSÉ MARCHETTI

• Diálogo e reflexão com Pe. José Marchetti - Ir. Maria Helena Aparecida, mscs – 2009 – português - espanhol - italiano - inglês

• Homem de poucos anos e de muitas vivências – Ir. Leocádia Mezzomo, mscs - 2008 - PortuguêsItalianoEspanhol - Inglês

• Visitas com Pe. José na periferia – Ir. Nyzelle Juliana Donde, mscs e Ir. Paulina dos S. Gonçalves, mscs – 2007 – portuguêsespanhol - inglêsitaliano

• Pe. Marchetti: jovem apaixonado – Ir. Edite Pardinho, mscs – 2006 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• A dedicação de um mártir: os árduos trabalhos apostólicos de P. José Marchetti – Sr. Noemie E. Digo, mscs – 2005 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Reflexão orante para a celebração do nosso co-fundador, Pe. José Marchetti – Ir. Leocadia Mezzomo , mscs – 2004 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Pe. José Marchetti, a luz dos “sem luz” – Ir. Sônia Delforno, mscs – dezembro/2003 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Pe. Marchetti e o reconhecimento da dignidade humana – Equipe do CSEM - 2002 – portuguêsespanholinglêsitaliano

• Pe. José Marchetti: o entusiasta da missão – Equipe do CSEM – 2001
portuguêsespanholinglêsitaliano

COMPARTILHE
BIBLIOTECA

biblioteca

O CSEM possui uma biblioteca especializada em migrações abrangendo em seu acervo aproximadamente 3 mil livros, periódicos e revistas científicas de vários países. 

Para consultar nossa biblioteca online visite o site da biblioteca e pesquise em nosso acervo.Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 17h


REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook