A- A A+

Dignidade humana e mulheres migrantes

"Dignidade humana e mulheres migrantes" - Resenha n° 101 - 4° trimestre de 2015 - Tuíla Botega 

A crescente participação das mulheres nos fluxos migratórios vem chamando cada vez mais atenção de diversos segmentos da sociedade. Os dados mais recentes das Nações Unidas (2013) remetem ao fato de que aproximadamente metade da população migrante no mundo seria composta por mulheres e que essa proporção seria ainda mais intensa nos países mais desenvolvidos, passando dos 50%.

O fenômeno da “feminização das migrações”, termo utilizado para designar essa maior visibilidade da participação das mulheres nos fluxos migratórios, evidencia formas, desdobramentos e uma diversidade de condições e circunstâncias a que enfrentam as mulheres em deslocamento. Ainda que o ato de migrar traduza uma atitude de resiliência, ou seja, um ato de protagonismo e agência onde a migração consiste em uma estratégia de busca por melhores condições de vida para si e para suas famílias, é preciso notar a outra face da moeda: a da vulnerabilidade e a da maior exposição a condições de exploração. 

Clique aqui para ler o artigo completo 

Clique aqui para acessar à Resenha completa

NOTÍCIAS

Solo 8% de remesas que ingresan al país se pagan en dólares

COMPARTILHE

 Los hondureños continúan prefiriendo el lempira para cobrar las remesas que envían sus familiares radicados en el extranjero. Apenas el 8% de las transferencias son pagadas en dólares por las instituciones financieras, de acuerdo con lo expresado por el presidente del Banco Central de Honduras (BCH), Manuel Bautista. 

Leia mais...

Migrantes centroamericanos que ayudaron en los sismos enfrentan el riesgo de la deportación

COMPARTILHE

Entre la brigadas internacionales de ayuda a México figuraba un grupo de migrantes indocumentados de Centroamérica quienes, poniendo pausa a su jornada rumbo a EU, se quedaron en México para ayudar a limpiar los escombros y auxiliar a las víctimas.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook