A- A A+

Migração internacional de retorno e mobilidade social

O trabalho “Migração internacional de retorno e mobilidade social: uma análise a partir do caso de migrantes retornados do estado de Goiás", de Tuíla Botega, foi apresentado no XII CONLAB no GT37A - Mobilidades sociais e espaciais, transformações identitárias e desigualdades sociais. O artigo traz os resultados preliminares da pesquisa de mestrado que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados sobre as Américas da Universidade de Brasília – CEPPAC-UnB, sob a orientação do Prof. Dr. Leonardo Cavalcanti.

Resumo:
A presente pesquisa debruça-se sobre a migração internacional de retorno a partir da ótica da mobilidade social. Busca-se aferir o impacto da migração internacional sobre a trajetória ascendente ou descendente na escala social dos migrantes do estado de Goiás/GO que viveram uma experiência de migração nos Estados Unidos e que voltaram para o local de origem no período de 2008-2014. A escolha metodológica para atingir os objetivos propostos é a análise dados estatísticos secundários. Os resultados indicam que os migrantes de retorno, no Estado de Goiás, estariam em uma situação melhor se comparado com a parcela da população que não emigrou, o que podemos considerar como indicadores de uma mobilidade social ascendente. Dessa forma, parece refutar a hipótese de que o capital social e humano acumulado durante a experiência migratória não seria suficiente para garantir a mobilidade social do migrante que retorna à sociedade de origem.

O artigo completo está disponível nas Actas do Congresso (a partir da página 4181)
http://www.omeuevento.pt/Ficheiros/Livros_de_Actas_CONLAB_2015.pdf

NOTÍCIAS

Suiza, origen de las remesas de lujo

COMPARTILHE

Con solo 8 millones de habitantes, Suiza es el tercer país, detrás de Estados Unidos y Arabia Saudí, desde donde más remesas salen.

Leia mais...

Dove finiscono le persone a cui è stato negato l’asilo?

COMPARTILHE

Gli iracheni Mohammed e Marwan a Malmö, i camerunesi Valentine e David a Berlino, il senegalese Sane a Saluzzo. Daniela Sala ci racconta le vite in sospeso dei "diniegati" tra Svezia, Germania e Italia.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook