A- A A+

Mulheres migrantes: entre fronteiras físicas e sociais

"Mulheres Migrantes: entre fronteiras físicas e sociais" - Resenha n° 97 - 4° trimestre de 2014 -Tuíla Botega

Tradicionalmente as mulheres ocuparam um lugar de invisibilidade nos estudos migratórios, entretanto, nas análises mais recentes, e considerando o contexto atual de globalização, a participação feminina vem ganhando cada vez mais relevância.

Mais do que aos aspectos quantitativos, tendo em vista que as mulheres representam mais da metade da população migrante do mundo, as implicações sociais, as questões de integração e tantos outros aspectos que marcam a vida e vivência das pessoas em diáspora, e que assumem uma especificidade própria no que diz respeito às mulheres, merecem a atenção.

O gênero, juntamente com outras categorias, se estabelece como um princípio classificatório que atravessa o movimento migratório e configura as oportunidades para homens e mulheres no decorrer desse processo, ou seja, desde o momento da partida, a escolha de quem vai migrar, os motivos da migração, a permanência ou o retorno ocorrem articulados numa rede de relações que envolvem gênero, parentesco e geração (ASSIS, 2011).

Clique aqui para ler o artigo completo 

Clique aqui para acessar à Resenha completa

 

NOTÍCIAS

É “dureza” ser imigrante de segunda no eldorado brasileiro

COMPARTILHE

 Chegam do Haiti, da Colômbia, da Nigéria ou do Mali para trabalharem nas obras, nas fábricas, nos matadouros, nas limpezas. Não são os imigrantes qualificados, são os que procuram no Brasil o direito à sobrevivência que não têm nos seus países.

Leia mais...

Somalia, Abdi: "Si vive senza diritti, ecco perché sono scappato"

COMPARTILHE

Dopo diversi tentativi di entrare in Europa, il 25enne somalo oggi vive a Bologna dove lavora come mediatore culturale con i rifugiati al dormitorio Rostom. “So cos’hanno passato e di cosa hanno bisogno”. La sua storia è sul nuovo numero di Piazza Grande, già in strada.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook