A- A A+

Mulheres do sul também migram para o sul, paraguaias no Brasil

de Delia Dutra. 
O presente texto analisa a experiência vivida por mulheres migrantes paraguaias residentes no Brasil.Toma-se como ponto de partida para a análise a perspectiva das próprias mulheres protagonistas do processo migratório. Busca-se identificar as dificuldades enfrentadas no âmbito familiar, na vida profissional, as possibilidades de acesso a serviços, as políticas migratórias existentes e as perspectivas de retorno. Trabalha-se com a premissa de a migração ser vista como uma alternativa para fugir a situações de pobreza e exclusão do mercado de trabalho no país de origem. A pesquisa aponta que as migrantes que se deslocam entre países da América do Sul também sofrem a problemática da segregação ocupacional.

Leia o artigo.

NOTÍCIAS

Accogliere nella fede: la Dichiarazione ecumenica di Lampedusa

COMPARTILHE

La Federazione delle chiese evangeliche in Italia (FCEI), la Commissione delle chiese per i migranti in Europa (CCME) e la Conferenza delle chiese europee (KEK) hanno reso pubblico un documento che ribadisce come «la protezione e l’accoglienza di migranti e rifugiati è al centro della nostra fede» e fa appello a governi e istituzioni internazionali affinché garantiscano protezione, passaggi sicuri e corridoi umanitari ai profughi

Leia mais...

Veneto: la crisi non tocca le imprese straniere.

COMPARTILHE

Nel primo semestre di quest’anno l’imprenditoria straniera è cresciuta del 2,51%. Quella italiana invece ha subito un calo dell’1,54%.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook