A- A A+

As mulheres no contexto das políticas migratórias

As mulheres no contexto das políticas migratórias - Resenha nº 93 - 4º trimestre de 2013 - Delia Dutra

Atualmente a migração feminina internacional precisa ser pensada no contexto de globalização econômica, política e cultural, sem com isso desconhecer o caráter histórico desse processo.

Os fluxos migratórios de mulheres pelo mundo se configuram como fenômenos que participam do processo de globalização fazendo-se presentes no cotidiano de sociedades que, de forma enganosa, prometem alternativas de vida mais atraente para aquelas que sonham em mudar e dar outras chances para suas famílias.

Saskia Sassen lembra que não podemos perder de vista que os fenômenos globais se configuram também no interior do nacional, do local, do microssocial. Portanto, os fluxos migratórios internacionais em geral, e os das mulheres em particular, devem, sobretudo, ser pensados como participantes de processos de mudanças que para nós se apresentam como “inevitáveis”, pela força da sua consistência líquida – seguindo o conceito de Bauman. A migração feminina internacional parece aumentar o seu caudal e se espalhar cada vez mais depressa, não somente pela dimensão quantitativa do fenômeno, mas, também, pelas formas que ela cobra, nos mais diversos cantos do planeta.

Clique aqui para ler o artigo completo

Clique aqui para acessar à Resenha completa

NOTÍCIAS

Tunísia lança campanha contra tráfico de seres humanos

COMPARTILHE

 Uma campanha nacional na Tunísia para a luta contra o tráfico de seres  humanos iniciou-se terça-feira, em Túnis, sob a égide do Ministério tunisino da Justiça em colaboração com a Organização Internacional das Migrações (OIM).

Leia mais...

Campanha pede fim do uso do termo “ilegal” sobre imigração

COMPARTILHE

 Quando se fala em imigração, o uso do termo “ilegal” ainda é bastante comum – em especial na imprensa e na política. Embora não pareça a princípio, seu uso carrega uma conotação bastante negativa e depreciativa da situação de ser imigrante, como se o ato de imigrar em si fosse considerado uma atividade ilícita – pelo contrário, a migração deve ser considerada um direito humano.

Leia mais...
REDES SOCIAIS

Conheça nossos canais dentro das redes sociais, participe, interaja, queremos ouvir você.

facebook  twitter

Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios - CSEM
SRTV/N Edificio Brasília Radio Center
Conj. P - Qd. 702 - Sobrelojas 01/02
CEP: 70719-900 - Brasília - DF / Brasil
Tel/Fax: +55 (61) 3327 0669
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

twitter   facebook